Realizado de 2 a 10 de setembro de 2024 – Apoio CNPq: INCT-TMCOcean / SILICARBONCLIM/Rede OLEOMAR
No período de 2 a 10 de setembro foi realizado o treinamento de técnicas de amostragem e análises oferecido para a atualização em formas de amostragem de diferentes parâmetros ambientais como oxigênio dissolvido, pH, alcalinidade, metano, isótopos, N-amoniacal, nutrientes, salinidade, material particulado em suspensão, clorofila e fitopigmentos, sílica biogênica, comunidades microbianas, RNA fitoplanctônico, sedimentos, montagem de armadilha na zona eufótica.
A revisão e atualização está sendo realizada com base nas necessidades de desenvolvimento do projetos liagos ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia -Transferência de Material Continente-Oceano (INCT- TMCOcean III- Prc.), Silicarconclim e Rede OleoMar . Vários ingressantes estão se associando aos grupos de pesquisa, bem como em novas análises que estão sendo planejadas pelos colaboradores as quais vão ser integradas nas amostragens desses projetos, desta forma o treinamento é muito bem-vindo, além de representar uma transmissão de conhecimento.
O treinamento contou com parte teórica no IOUSP, parte prática na Base de Cananéia e treinamento no IPEN.
A prática ocorreu em Cananéia (SP) e foram treinados 13 alunos com diferentes graus de formação ( iniciação científica, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, pesquisadores da USP, UNIFESP e IPEN envolvidos nos projetos mencionados.Envolveu o transporte de muito material para treinamento em amostragem a bordo de embarcação e em laboratório.
O deslocamento dos participantes envolveu despesas com veículos e foi programada a reserva de embracação, alojamento e alimentação para todos. A indisponibilidade de van fez com que contássemos com 2 carros e um caminhão para a logística das atividades.
Os equipamentos foram montados no laboratório na Base do Instituto Oceanográfico da USP “Dr João de Paiva Carvalho, em Cananéia” .Alguns aspectos do deslocamento para a Base de Cananéia (SP).
A coleta de sedimentos superficiais foi realizada com auxílio de um pegador de fundo tipo van Veen. Os sedimentos foram armazenados em “marmitas” em alumínio para determinação da granulometria, material orgânico. Também foi coletada fração em pote plástico para determinação de metais e carbono orgânico.
Responsável:
Profa Dra Elisabete de Santis Braga
Colaborador Dr Vitor Gonsalez Chiozzini
MSc Elaine CristinaAraujo
Thais Correa
Alunos:
Amanda Sayuri Toma Miranda
Ana Luiza Cavallari de Oliveira
Antonio Jeferson Muniz Almeida
Bruno Otero Sutti
Erica Machado da Silva Guerreiro
Fernando Manochio
Gabriella Ferreira de Andrade
Giovanna Noya Basile
Henrique José Rodrigues Dias
Icaro Deziderio Fernandes
Luisa Runho Lucarelli
Marina Bernardez Dominguez Ramos
Solange Utimura